O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA : Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios



O Brasil passa por um processo de transição demográfica, em que as taxas de natalidade e mortalidade decrescem simultaneamente, ocasionando um envelhecimento populacional. Sendo a transição fruto de mudanças sociais e avanços econômicos como por exemplo a gravidez tardia, a industrialização e a urbanização, a adaptação da sociedade para a nova estrutura etária é um desafio, uma vez que políticas públicas como a previdência, precisarão ser reestruturadas.
Não há dúvidas de que cada vez mais haverá idosos no mercado de trabalho. Com a mão de obra escassa pela baixa taxa de natalidade, será necessária uma adaptação do mercado para recebe-los, como flexibilidade nos horários por exemplo. Sendo assim, a sensibilização da sociedade é fundamental para quebra do preconceito contra essa faixa etária bem como para a manutenção do perfil ativo, que tende a ser composto essencialmente por idosos.
Concomitantemente à inserção dos idosos no mercado de trabalho, a manutenção da aposentadoria se faz necessária, em busca de evitar riscos econômicos decorrentes da falta de mão de obra para contribuir com a previdência, o que atinge de forma abrupta toda a população brasileira, sendo por isso, um problema sócio-econômico que merece atenção governamental.
Com o envelhecimento populacional, a reestruturação das cidades também é um desafio, uma vez que a mobilidade urbana, a sinalização e riscos de acidentes, são problemáticas que devem ser repensadas devido às limitações físicas ou psicológicas enfrentadas pelos idosos, como doenças que envolvem perda de memória, problemas nas articulações por exemplo.
Dessa forma, é fundamental a ampliação de leis de incentivo a contratação de idosos no mercado, bem como garantia de acessibilidade urbana e garantia de direitos, através do Estatuto do Idoso por exemplo, afim de melhorar as condições de vida e alterar as políticas publicas vigentes considerando a nova realidade demográfica do Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!