O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Corrupção no contexto político brasileiro.

O abuso de poder para fins privados (corrupção) é um fenômeno, que no Brasil, têm suas origens desde à vinda de D.João Vl em 1808, onde a corte tinha relações de favorecimento com os nobres e a burocracia estatal que os acompanhavam. Apesar de antiga, essa prática ainda persiste, uma vez que todos os dias são noticiados mais escândalos políticos.
Segundo o sociólogo alemão Max Weber, a corrupção poderia ser associada ao patrimonialismo, onde na idade antiga os bens públicos eram propriedades dos governantes. Na modernidade, essa prática deveria estar em decadência, por conta da racionalização e da burocracia. Entretanto, as várias formas de patrimonialismo indicam, portanto, que a sociedade ainda trás traços de formas menos racionais de governo.
Ademais, percebe-se que, no Brasil, o problema da corrupção não está atrelado somente à partidos, já que como divulgado recentemente pela Polícia Federal, todos os 5 presidentes do país (pós ditadura) estão envolvidos em escândalos de recebimento de propina, mesmo havendo oposição entre alguns deles. Por isso, nota-se no país uma crise moral que está desestabilizando toda a estrutura socioeconômica.
Portanto, para em médio prazo a corrupção ser diminuída, faz-se necessária a intensificação e aceleração da conclusão dos processos que passam pela PF e pelo STF, para que todos os corruptos sejam punidos. Com isso, a população deve se preparar bem para as próximas eleições, e elegerem candidatos dignos de serem representantes. Assim, esses novos governantes devem promover o investimento na educação, uma vez que somente a escola garante uma sociedade ética, resolvendo assim, em longo prazo, a crise moral do Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!