O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Para Donald Stewart, a liberdade é a ausência de coerção social. Contudo, é consenso entre os liberais que a autonomia do indivíduo não deve ferir a de outros. Apesar disso, ainda persiste, na sociedade contemporânea, atos de intolerância à crenças e ideias contrárias. Tais ações são frutos do caráter idolatra das ideologias e do seu processo de formação.
Segundo Karl Mannheim, as ideias são criadas com base nas experiências sociais. Desta maneira, as crenças são reflexos dos grupos que os homens pertencem. Consequentemente, culturas diferentes atribuem significados distintos a um mesmo significante. Por isso, é provável o surgimento de divergências ideológicas. Estas, em casos graves, podem motivar agressões físicas ou verbais, como produto da falta de respeito humano.
David Koyzis, ainda, afirma que as ideologias apresentam uma característica idolatra. Neste sentido, funcionam como ilusões, que são adoradas pelos seus seguidores. Este cenário impossibilita ao ser enxergar possíveis falhas. Por conseguinte, o indivíduo menospreza ideias alheias, uma vez que são vistas como imperfeitas perante as dele.
Diante do exposto, infere-se que a liberdade de expressão, na sociedade contemporânea, tem tangido atos de desrespeito a ideias contrárias. Portanto, faz-se necessário a educação familiar por meio de conversas a fim de promover o respeito ao diferente. A escola e a mídia, também, através de campanhas, com palestras e curtas, ressaltariam a necessidade de reconhecer que não há problema em opiniões distintas. Além disso, o Estado investiria nessas ações e forneceria os instrumentos necessários para exibir os curtas em praça pública. Essas ações desfavoreceriam a intolerância dentro da sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!