O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O aquecimento global e suas consequências no Brasil

``Responsabilidade comum, porém diferenciada.`` Essa estratégia estabelecida pelo Protocolo de Kyoto define que todas as nações têm um compromisso com o aquecimento global - sobretudo as que mais contribuíram historicamente para o acúmulo de gases do efeito estufa. Apesar de sua industrialização tardia, o Brasil está entre os dez maiores emissores dos mesmos. Por isso, faz-se necessário refletir sobre o assunto sob as perspectivas social e política.
O filósofo Richard Rorty questionava que tipo de mundo a sociedade está formando para seus bisnetos. Esse pensamento condiz com a realidade da influência humana sobre o meio ambiente. A emissão de dióxido de carbono (CO2), principal gás que reforça o efeito estufa, cresce demasiadamente, uma vez que o homem está cada vez mais adepto à utilização de meios de meios de transporte - fato observado nas rodovias engarrafadas brasileiras. Além disso, o desmatamento das riquezas territoriais, como a Floresta Amazônica, é a maior causa, no país, do aquecimento atmosférico.
Todavia, não existe uma política de desenvolvimento rígida brasileira que penalize atitudes humanas prejudiciais ao ambiente. De nada adianta o país participar de projetos como o Acordo de Paris, se o Estado nacional não intervém nas pequenas atitudes do cotidiano, como jogar lixo no chão e o uso inadequado da terra. Dessa forma, o problema persiste e a emissão de gases causadores do efeito estufa aumenta.
Para que haja uma maior conscientização popular a respeito dos perigos do aquecimento global, medidas são necessárias para combater o impasse. Cabe às escolas de todo o Brasil ensinar as crianças desde cedo sobre o efeito estufa, através da promoção de feiras científicas para que assim, o aluno aprenda e ensine sobre o assunto. O Estados deve seguir eficientemente seu Código Penal, penalizando qualquer ato que contribua para esse malefício, criando leis se necessário. Por último, o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima) deve usufruir do poder atual da tecnologia para alertar os cidadãos a respeito da quantidade da emissão de gases poluentes por cidade, procurando manter um equilíbrio na utilização dos automóveis. Apenas assim, o Brasil contribuirá para a diminuição do aquecimento global.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!