O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A Questão dos Refugiados no Mundo Contemporâneo.

"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade; não a fazem sob circunstância de sua escolha, e sim sob aquelas com que se defrontam, ligadas e transmitidas pelo passado..." Tal pensamento de Karl Marx, publicado em "O 18 Brumário" pode ser inserido na questão dos refugiados, que volta agora com grande intensidade desde a Segunda Guerra, e que, se depara atualmente com diversos impasses.
Antes de mais nada é importante ressaltar que o termo "refugiado" se refere a alguém que sai de seu lugar de origem por motivos de perseguição política, religiosa ou de guerra, e vai para outro onde possa encontrar acolhimento. Essa definição, que entre 1933 e 1945 era usada para categorizar os judeus expulsos pela ocupação nazista, hoje, é usada para nomear principalmente os imigrantes que buscam liberdade, - essencialmente na Europa - fugindo se seus países de origem. Porém, muitos dos que recebem esses refugiados os consideram como "grupo de risco" pois colocam em risco a economia, cultura e segurança da nação, perpetuando uma forte resistência contra aqueles que procuram refúgio.
Ademais, além da resistência, há uma forte xenofobia que prejudica a estabilidade dos imigrantes refugiados no local, onde os mesmos ao conseguirem ingressar em um país, não conseguem exercer com liberdade seu direito de ir e vir, pela falta de aceitação.
Dessarte, é necessário que a ONU em parceria principalmente com os países desenvolvidos, estabeleça mecanismos para abrigar de maneira solidária essas comunidades, além de desenvolver projetos usando a mídia para publicar e propagar o conceito e a história dos mesmos, a fim de dar reconhecimento e melhorar a alteridade social, garantindo assim aos refugiados, o direito à vida e liberdade constados na Declaração dos Direitos Humanos
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!