O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A igualdade de gêneros em discussão no século XXI

Patricia Arquette, atriz que ganhou o Oscar, em 2015, em seu discurso de agradecimento citou um dos grandes problemas que afeta o mundo: a desigualdade de gênero. Associada a um machismo histórico, a disparidade existente entre homens e mulheres atinge não só a vida feminina, mas todo o convívio social.
Primeiramente, cabe ressaltar que a desigualdade entre homens e mulheres é um fator histórico. Isso porque desde a antiguidade o sexo feminino é tratado como inferior ao masculino, devido diversas crenças e costumes sociais marcados pelo patriarcalismo e hierarquização das relações. Nesse sentido, a cultura machista perpetuou-se ao longo do tempo e o papel da mulher de apenas cuidadora do lar e submissa ao homem passou de geração a geração.
Consequentemente, ainda hoje, apesar de muitos avanços e conquistas, tal visão permeia relações. Prova disso é o fato de que segundo o relatório Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016, os salários das mulheres são 24% inferiores aos dos homens na mesma função. O problema, porém, não se restringe apenas a diferença salarial, mas também na forma de tratamento, visto que o sexo feminino sofre com situações que vão desde piadas machistas nas ruas até assédio sexual e moral no trabalho.
Fica evidente, portanto, a não existência de equidade de gêneros e seus inúmeros impactos no âmbito social. Sendo assim, faz-se necessário que o Governo cobre multas de empresas que fazem diferenciação por sexo. A escola, por sua vez, deve promover palestras e debates com a participação não só dos estudantes, mas também de pais, mostrando os malefícios da cultura machista e a importância de combatê-la. Por outro lado, a mídia, junto com Organizações Não Governamentais (ONGs), deve por meio de campanhas, programas televisivos educativos e ficções engajadas como novelas, conscientizar a população a não agir de forma machista e discriminatória.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!