O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

(Tema: O suicídio entre os jovens brasileiros: como enfrentar esse problema?)
A obra ?A maça no escuro?, da escritora Clarice Lispector, demonstra o conflito psicológico de personagem Martim devido ao crime cometido. Embora esse cenário esteja no livro, condiz com a realidade quando se trata dos suicídios dos jovens, que muitas vezes não suportam a angústia, e querem a morte para sair dela. Diante desse panorama, é válido ressaltar que esse problema tem seu motivo: a marginalização social e falta de empatia de família.
Primeiramente, o indivíduo inserido no meio social com seus padrões de gênero, sexual e racial, carrega a culpa quando não é inserido. De fato, a classe minoria é alvo de violência, seja dentro de casa, trabalho ou escola, que se torna difícil de lidar por haver tratamento diferenciado baseado no preconceito, e começa a desenvolver a depressão. Essa doença possui estágios, que quando chega o último a ponto de não conseguir controlar, a morte é vista como uma solução. Vê-se que esse motivo precisa ser debatido dentro da sociedade, visto que acomete muito a fase juvenil.
Diante disso, as vítimas por carregarem peso sentem-se vergonha de assumir para os pais, uma vez que sabem que haverá julgamento. A prova disso, é quando criticam, chamando-as de fraco, que geralmente são os praticantes de agressão como misoginia, homofobia e racista, e é um assunto considerado tabu devido a falta de informação de como ajudar. Nota-se que a falta de apoio aumenta a chance de suicídio.
Percebe-se, portanto, que esse obstáculo possui seus motivos. Para reverter esse quadro, é fundamental o governo incentivar a criação de associação civil filantrópica, igual CVC- Centro de Valorização da Vida-, para ajudar os indivíduos a se aceitarem. Paralelamente a isso, a mídia deve fazer propagandas sobre a depressão, como conhecê-la, identifica-la e procurar a ajuda. Por fim, cabe à escola contratar o psicólogo para vigiar os estudantes jovens, para evitar os problemas no futuro.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!