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De acordo com a Terceira lei de Newton, toda ação corresponde a uma reação de mesma direção, intensidade e sentido oposto. Infelizmente, tudo indica que no contexto da relação para com a natureza a população ainda não aprendeu essa lição. A toda ação de abuso e destruição do meio ambiente corresponde a uma reação de mesma direção, intensidade e sentido contrário ao próprio homem, o qual, apresar de todos os desastres ocorridos, continua sedento pelo progresso baseado na exploração natural. Assim, analisar as causas deste cenário de desrespeito para com a biosfera visando à adoção de um relacionamento saudável é o primeiro passo para reverter esse triste quadro.
Um dos motivos primordiais desse comportamento é a mentalidade histórica e capitalista muito em voga desde a revolução industrial. A fumaça, os ruídos e o ritmo das máquinas surgiram no século XVIII e, sem dúvidas, permanecem até hoje. Apesar de modificar completamente a vida moderna, a poluição e a devastação da natureza causaram impactos ambientais severos. Chernobyl, Mariana e Fukushima mostram que o desenvolvimento tecnológico existe, entretanto, é frágil. Mais de 500 anos de exploração do território brasileiro exemplifica, também, que o capitalismo vê na natureza lucros, e não um local de moradia único no sistema solar.
Além de uma mentalidade econômica persistente, cabe apontar também a sensação da natureza inesgotável e serva do homem parasita. Os recursos naturais, ao contrário da forma adotada até hoje, não são totalmente autorrenováveis e diretamente proporcionais à capacidade de degradação capitalista. De fato, o homem precisa renovar a forma como se relaciona com o próprio planeta para evitar novos desastres, como a intensificação do Efeito Estufa e a degradação da camada de Ozônio, efeitos esses notados recentemente após muita exploração desenfreada e inconsequente pelos parasitas humanos desejando lucro.
Fica evidente, portanto, a urgente necessidade de substituição do comportamento desrespeitoso para com o meio ambiente por uma mentalidade de ações sustentáveis. Para tal, faz-se necessário que o Estado promova ações que incentivem empresas a adotarem meios de produção sustentáveis, como a redução da emissão de poluentes e o uso de matérias-primas renováveis em curto período de tempo. As escolas devem trabalhar com o conceito de sustentabilidade em sala visando à mudança de atitudes das crianças, as quais passarão a respeitar da melhor forma o planeta. A mídia pode, com as propagandas, tratar do mesmo assunto para atingir as diversas faixas etárias. Ações boas gerarão, assim, reações boas.
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