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Tema de Redação: A prática de bullying nas escolas do Brasil
"Pequenos" atos, grandes danos
O bullying nas escolas brasileiras é uma coisa muito perigosa, pois pode prejudicar toda uma parte da sociedade. Fatores como a divisão social, a formação de agressores e o impacto na vida das pessoas devem ser analisados para a resolução desse problema.
As diferenças entre os jovens geram a divisão de grupos que nem sempre se relacionam bem. Diversos animais como os chimpanzés têm sua comunidade dividida em castas extremamente hierarquizadas, em que os integrantes das camadas superiores oprimem os das inferiores, fato que não se restringe à natureza e também ocorre nas escolas em que os indivíduos que se acham melhores, por algum motivo, muitas vezes humilham os outros e esses, por sua vez, cometem o mesmo ato, criando um verdadeiro "efeito dominó do bullying" que segundo o IBGE já afetou 7,2% dos estudantes, informações que provam a necessidade de mudanças.
Além disso, impactos familiares podem influenciar diretamente na aparição de novos opressores. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Paraná diz que há uma relação direta entre o comportamento dos pais e dos filhos, por isso se o jovem tem um grande problema em sua casa, ele pode vir a descontar suas dores nos seus colegas escolares, como forma de alívio, se tornando assim um "bullinador", portanto é importante ajudar a todos e não só os oprimidos.
As agressões na juventude eventualmente afetam toda a vida do indivíduo. A faculdade de medicina de Ribeirão preto verificou que o chamado estresse precoce pode agravar quadros de depressão na vida adulta, isso é muito perigoso pois, ademais de prejudicar o desenvolvimento da pessoa, esse distúrbio aliado com o rancor é capaz de gerar diversos transtornos como vinganças e, consequentemente, tragedias que nem o famigerado massacre de Realengo, fatos que confirmam a necessidade de erradicação da opressão escolar.
Fica claro,portanto, que o bullyng nos colégios brasileiros afeta nossa sociedade e medidas devem ser tomadas para aboli-lo. Por meio de atividades em grupo e palestras as escolas devem incentivar a amizade e os respeito entre os diferentes tipos de aluno. O ministério da educação tem a obrigação de fornecer apoio de psicólogos às unidades escolares e esses por sua vez têm o dever de orientar os estudantes problemáticos sendo eles oprimidos ou opressores, procurando sempre ajudá-los em seus problemas e evitando novos conflitos. Só assim evitaremos novos traumas e possíveis desastres.
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