O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Os índios foram os primeiros habitantes no território brasileiro. Entretanto, com a chegada dos portugueses no século XXI, os nativos foram explorados, escravizados e classificados como inferiores por possuírem uma cultura completamente diferente da europeia. Na sociedade atual ainda prevalece o desconhecimento e a desvalorização da cultura indígena no Brasil.
Em consequência disso, nota-se que esse pensamento hereditário em relação aos indígenas, consiste em ideias estereotipadas como um indivíduo que mora em aldeias, vive de pesca e usa arco e flecha. Porém, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, mais de 300 mil indígenas vivem nas cidades; outros mantém contato com a cidade, e algumas aldeias tem acesso à internet .
Existe ainda o desconhecimento das músicas, comidas típicas e dos valores que regem os indígenas, que grande parte da população desvaloriza, e esquece que esses elementos fazem parte da nossa formação cultural. Tendo como exemplo: abacaxi, capim, paraíba e tapioca e a prática do banho diário, fazem parte do nosso cotidiano e são de origem indígena. Portanto, podemos observar a grande influência da cultura dos nativos.
Em virtude dos fatos mencionados, podemos concluir que a sociedade brasileira tem aspectos da cultura indígena, entretanto desconhece. Não basta apenas o feriado 19 de abril como forma de valorização dessa cultura. Deve-se existir na escola, a implantação no currículo básico escolar nas aulas de história, sobre a cultura indígena e sua importância em nosso país, a fim de contribuir com o papel dos índios na formação do Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!