O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A leitura no Brasil é tida como obrigação. Portanto, torna-se difícil o trabalho de escritores de blogs, jornais, revistas e etc. Uma das estratégias adotadas para atrair o olhar dos maus leitores brasileiros é o sensacionalismo midiático, que nos surpreende através de falsas idéias.

Primeiramente, deve-se apontar os motivos que fazem a população brasileira evitar a leitura. Dentre eles, a falta de influência paternal, que não instrui os filhos à leitura. A Argentina, país vizinho ao Brasil, tem como característica cultural relevante a valorização do ensino da importância do livro na vida dos mais novos. Tornando-se, assim, diferentemente do Brasil, os maiores leitores da América do Sul.

Em segunda instância, cabe evidenciar as consequências promovidas pelas técnicas sensacionalistas presentes nos meios de massa. Por exemplo, os prejuízos sociais causados às pessoas em casos de divulgação indevida de imagens, que apresentam comportamentos inadequados em relação ao momento vivenciado durante o flash da câmera. Como o ocorrido na queda do avião Chapecoense, onde foram divulgadas imagens dos jovens jogares sorrindo, momentos antes da queda.

Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para contornar esta situação. O Ministério da Educação, deve trabalhar na distribuição de cartazes em escolas de todo o país, que levam o jovem a refletir sobre os reais valores da leitura. A mídia deve, através de propagandas socioeducativas, incentivar os jovens a despertar o interesse na leitura. Os parlamentares, do congresso nacional, devem propor leis que punam, através de multas, matérias jornalisticas que venham a prejudicar o bem-estar da sociedade. Desta forma, teremos uma sociedade mais saudável e respeitosa.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!