O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Liberdade de expressão e suas consequências
Desde o antigo regime, que teve seu auge no século XVI, os monarcas absolutistas detinham um poder centralizador do Estado, coibindo o livre arbítrio de ideias e opiniões da maior parcela da sociedade. Embora, seja um direito tão importante a um corpo social, nos dias atuais, o mesmo traz consigo alguns problemas e consequências como a intolerância e a forte alienação.
Em primeiro lugar, há questões relacionadas à recorrente intolerância entre os indivíduos. A partir do momento em que o cidadão pôde gozar desse direito inerente a um corpo social, as relações se dinamizaram, como por exemplo nas redes sociais, em que os indivíduos se comunicam, sem necessariamente se conhecerem. Dessa forma, o fácil acesso da comunicação entre pessoas distintas, traz consigo pensamentos e ideologias diferentes, que algumas vezes geram discussões que desencadeiam um certo desentendimento entre ambas as partes, sejam eles no campo político, social ou econômico. Dessa forma, a possibilidade de opinar livremente, colabora com uma disseminação de práticas preconceituosas, como ocorreu com a ''Maju'', apresentadora da rede globo, que sofreu ofensas racistas em suas rede sociais, por pessoas que expressavam discursos de ódio contra ela, pelo simples fato da mesma ser negra.
Além das questões citadas, há também consequências ligadas à alienação, que em sua maior parte é exercida pelos grandes veículos midiáticos. Conjuntamente a possibilidade de se expressar, os avanços tecnológicos também colaboraram para uma forte manipulação da sociedade. Com o surgimento do capitalismo, que tem como sua principal característica a busca incessante pelo lucro, houve a necessidade de expandir a influência da mídia. Nos dias atuais, a propaganda é um recurso de grande eficácia, que possibilita a ascensão do número de vendas de uma determinada empresa, pois tem um grande poder de persuasão, visto que induz as pessoas a comprar o produto, sem necessariamente precisar dele. Ademais, existem outros tipos de manipulação, como no campo da política, como era utilizado por Adolf Hitler, chefe da Alemanha nazista, que utilizava de seus discursos altamente persuasivos para convencer a população de suas ideologias e intenções.
Evidencia-se, portanto, que medidas são necessárias para solucionar o impasse. Embora seja um direito importante para sociedade, nota-se que a liberdade de expressão também possui seu lado problemático. Primeiramente, o governo deve produzir campanhas e palestras nas escolas, com o objetivo de conscientizar esses estudantes do perigo de se expressar livremente, pois como já proferia Pitagóras, ''Eduquem as crianças, para que não precisem punir os homens'', ou seja, um jovem bem educado e instruído, dificilmente contribuirá com tais problemas no futuro. Ademais, deve haver o pleno respeito entre os indivíduos da sociedade, pois como também dizia outro filósofo, o iluminista Voltaire, ''Não concordo com nenhuma palavra que dizes, mas defenderei até o último instante de minha vida, o direito de dizê-las'', mostrando que mesmo que as pessoas não tenham ideias parecidas, a liberdade opinativa de cada sujeito deve ser plenamente respeitada.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!