O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Mobilidade: o desafio das metrópoles brasileiras no século XXI

Muito se tem discutido, recentemente, acerca dos problemas relacionados à mobilidade urbana nas metrópoles brasileiras. É notório que o crescimento desordenado das grandes cidades, atrelado as políticas de não priorização dos transportes em massa, ajudam a explicar a atual imobilidade.
Sabe-se que na segunda metade do século XX, durante o governo Juscelino, o presidente incentivou o modelo de desenvolvimento no país, estimulando a compra de veículos individuais, gerando efeitos no âmbito urbano e ambiental, presenciado nos dias atuais.No entanto, no que se refere a tal modelo, é correto afirmar que: ´´país rico não é aquele em que pobre anda de carro... mas sim aquele em que rico anda de transporte público``.
Em consequência disso, nota-se, no dias atuais, uma grande implicação quando se trata de locomoção, e que a utilização de veículos individuais em detrimento dos transportes coletivos é um dos principais efeitos. Outro fator que impulsiona, é o fato de se cobrar altas tarifas por transportes de má qualidade, fazendo com que muitos optem pela utilização do Uber, Táxi, ou do seu próprio veículo.
Portanto, no que se refere ao desafio da imobilidade nas grandes metrópoles nacionais, é necessário que o Estado invista na qualidade dos transportes coletivos, podendo também aumentar o número de vias restritas a ônibus, gerando um percurso rápido que estimule o uso dele. Não podendo esquecer que uma maior quantidade de ciclovias seria de grande importância para o meio ambiente e para a população.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!