O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

**TEMA: A importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil**

No decorrer da história, o Brasil, enfrentou uma variedade de crises. Nos dias atuais, não é tão diferente, pois o país se encontra em uma profunda instabilidade político-econômica. Em meio a esses conflitos destacamos também o âmbito social que abrange a questão da saúde publica brasileira. Tal setor é o que mais sofre pela falta de investimentos. Por isso é necessário que a população assuma um papel significativo nas buscas por melhorias dessa situação.
São perceptíveis, os números alarmantes de pessoas com problemas de saúdes crônicos no nosso país. Segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 40% da população adulta brasileira possui alguma doença crônica não transmissível. Problemas como, a hipertensão arterial, diabetes e a depressão são as que mais estão presentes na vida dos brasileiros e responsáveis por 72% de suas mortes.
Além disso, é importante reconhecer que a saúde pública brasileira é muito precária. É perceptível que a demanda de pacientes é superior a capacidade suportada pelos recursos disponíveis. E vários brasileiros acabam por desistir do atendimento no setor popular e buscam-no em clínicas particulares. Porém as pessoas que não possuem acesso para tal, acabam aguardando a oportunidade em hospitais públicos, e em alguns casos, chegam a falecer antes do atendimento.
É valido considerar, a importância da infraestrutura na prevenção de problemas de saúde. A falta de investimentos em saneamento básico é uma das grandes ameaças a saúde dos brasileiros, pois muitos problemas de saúde se originam ou intensificam, a partir de exposição a esgoto a céu aberto e a água parada, que é o caso de doenças como tuberculose e dengue.
Diante disso, a população deve adquirir para si um papel muito importante, reivindicar melhorias. E no caminhar desse processo, é necessário que investimentos sejam feitos. Onde o povo devem exigir que órgãos governamentais invistam em infraestrutura e saneamento básico - não apenas nos hospitais, mas em todas as estruturas do território. E a mídia pode conscientizar a população, para que seja de conhecimento dos cidadãos a situação enfrentada pelo país, juntamente com a transmissão de quais direitos e deveres o povo pode assumir diante dessa problemática. Viabilizando assim, que o conformismo seja evitado e as cobranças intensificadas para que mudanças se concretizem.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!