O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Violência nos estádios


Na sociologia e literatura, o brasileiro foi ,por vezes, trato como cordial e hospitaleiro. No entanto, tendo em vista a violência nos estádios ,atualmente, vê-se que essa hospitalidade é uma realidade distante.Esse fato, é fomentado pela impunidade para os agressores e pelas falhas das medidas protetivas dos clubes de futebol.
Diante disso, é primordial abordar, que para o poeta Pablo Neruda, o homem é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro de suas consequências. Porém, ao se analisar o impasse nos estádios ,vê-se que tal prática torna-se contraditória a esse pensamento uma vez que ausência de delegacias leis especializadas dificulta os julgamentos e punições . Em função disso, segundo Ministério do Esporte apenas 3% dos casos são finalizados, fato que proporciona estabilidade aos agressores.Essa questão, demonstra o quanto a ausência de setores específicos para o futebol promove impactos na proteção pública.
Outro fator imprescindível na perduração desse impasse, são as medidas falhas de segurança nos estádios, pois, não há controle dos torcedores que participam dos jogos, logo, os agressores continuam frequentando esses locais para cometer novos crimes, visto isso, aproximadamente 17% dos casos de violência são por agressores reincidentes,de acordo com o jornal O Globo. Além disso, a falta de câmeras nesses locais dificulta as investigações da polícia. Tal realidade, segrega as famílias e amigos de vivenciar o esporte.
Fica claro, dessa forma, que a violência nos estádios brasileiros persiste por causa da impunidade e falta de segurança. Portanto, o Poder Legislativo juntamente com o Judiciário,precisa criar delegacias especializadas com o fito de desenvolver leis e punições específicas para esse setor. Também, faz-se necessário que os clubes de futebol instalem sistemas de biometria juntamente com câmeras para a identificação dos torcedores e agressores. Assim sendo, outras medidas também precisam ser tomadas, mas, como disse Oscar Wilde: "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!