O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Os Desafios da Sexualidade na Adolescência

Na sociedade contemporânea, a questão da sexualidade na adolescência se mostra ainda adepta de muitos obstáculos. Comprova-se isso visando principalmente dois fatores que não podem ser negligenciados, como a falta de informações necessárias e o tabu social que envolve a questão.
Primeiramente, é válido destacar o papel midiático, onde pode-se perceber aspectos que instigam frequentemente o sexo por meio de vídeos, músicas, programas de TV, danças e entre outros. Tais aspectos que juntamente com a pressão de amigos, a ansiedade pela "adultização" e a falta de diálogo com os pais resultam na erotização como fonte de informação, que diferente da sexualidade em si, não transmite os conhecimentos necessários.
É importante pontuar também, a restrição que o assunto tem no corpo social atual, que impede que os jovens conversem, questionem e esclareçam suas dúvidas, principalmente no âmbito familiar, onde muitas vezes é notável a falta de participação dos pais na vida dos adolescentes.
Portanto, como medida para atenuar os obstáculos da sexualidade na adolescência, cabe ao Ministério da Educação disponibilizar palestras, aulas e debates nas escolas acerca da temática, visando incluir tanto jovens quanto pais, a fim de proporcionar também um contato maior sobre o assunto na relação entre pais e filhos. Ademais, é importante que o Governo Federal em parceria com a mídia e ONGs propague campanhas que naturalizem a concepção sobre sexo e sexualidade, com o objetivo de quebrar totalmente esse tabu social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!