O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Desde a primeira Constituição Brasileira de 1824 já estava previsto que as cadeias deveriam contar com ambientes limpos, seguros e organizados. Mas ,Infelizmente, a realidade do nosso sistema prisional sempre foi bem diferente do previsto pela lei, pois encontramos muitos problemas como falhas nas estruturas físicas e na organização desse meio. Isso desencadeia não só os altos índices de reincidência criminal, mas também as violentas rebeliões ocorridas no sistema carcerário atual.
É alarmante o índice de presos que quando em liberdade voltam a cometer crimes, segundo o Portal R7 esse percentual chega a 70%. Um dos fatores que podem contribuir para essa situação são as atividades laborais oferecida pelas penitenciárias nacionais como a de costurar bolas que não condizem com a necessidade do mercado de trabalho, então quando o detento ganha a liberdade e não consegue um emprego, ele pode ficar frustrado e voltar a ao mundo do crime.
Além disso, estamos vivenciando rebeliões que estão ocorrendo em nosso país como por exemplo a de Manaus , que segundo o Site G1 foram mais de cinquenta pessoas assassinadas por membros da facção rival. Isso se deve também as péssimas condições em que os encarcerados estão submetidos, pois vivem em celas superlotadas, sem higiene, se alimentando mau e contando com um sistema de saúde precário. Como disse o filósofo Karl Marx ?O homem é produto do meio? então, é preciso que se disponibilize um local adequado e saudável para que essas pessoas possam juntamente com o meio melhorarem seu comportamento.
O Sistema prisional brasileiro, portanto, desde o século XIX apresenta fragilidades que foram se agravando até os dias atuais, dessa forma é imprescindível que os erros sejam reparados. Primeiramente o Governo deve aumentar a quantidade de celas, cuidar da saúde e da alimentação dos detentos. E permitir que empresas possam oferecer trabalho ao preso em área que o mercado necessite. Assim, evitaremos as rebeliões e devolveremos para a sociedade cidadãos com experiência profissional em condições de retornarem ao convívio social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!