O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo
Os atentados terroristas em 2015 em Copenhague e em Paris na sede da revista Charlie Hebdo a propósito de caricaturas tidas como insultante a Maomé, atentados perpetuados por extremistas islâmicos. Logo,analisando a liberdade sem limites é absurda e não há como defendê-la .
Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que, a frase do educador brasileiro Paulo Freire ?Jamais seremos livres sozinhos, só seremos livres juntos, minha liberdade cresce na medida em que cresce a tua também e conjuntamente gestamos uma sociedade de cidadãs livres ?. Diante disso, a compreensão desta vigora a ideia que toda tolerância possui sempre um limite ético que impede o desrespeito aos outros assim não corroendo as relações pessoais e sociais.
É importante considerar, também, no Brasil as eleições de 2014 o ex-candidato a presidência do país Levi Fidelix , ultrapassou os limites da liberdade de expressão incidindo em discurso de ódio contra a população LGBT. Nesse sentido, declarações como esta reflete uma triste realidade brasileira de violência e discriminações principalmente nas redes sociais onde as opiniões não são pensadas, e sim compartilhadas.
Fica evidente, portanto, que é necessário ter ética ao se expressar.Por exemplo o tribunal de justiça de São Paulo (TJSP) indenizou o ex-candidato a presidência em 20 mil reis, isso mostra que, a justiça está caminhando para punir pessoas que opinam sem pensar na mídia, televisão e redes sociais.É necessário que a escola trabalhe a matéria de sociologia com os alunos em parceria com as ONGs, , promovendo palestras, discussões e projetos que envolvam a questão do respeito a diversidade de ideias . É preciso também que os jornais debatam um assunto sempre com duas opiniões contraria, levando o telespectador a refletir. Assim, expandindo a visão da sociedade
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!