O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Com o fim da guerra fria e a dissolução da União Soviética, milhares de habitantes dos países ex- soviéticos cometeram suicídio. Assim, observa-se que apesar de virarem as décadas e as sociedades sofrerem mutações, o suicídio ainda é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, mostrando que em diferentes momentos históricos as formas de pressão social mudam, mas continuam existindo, fazendo com que o individuo cometa um atentando contra a própria vida.
Dessa forma, um dos maiores motivos para essa ocorrência, são relacionados a economia , como aconteceu na década de 80 com o fim da bipolaridade mundial e a predominância do capitalismo, e depois com as diversas crises sofridas por esse sistema, como a de 1929. Com isso, segundo o G1 a taxa de suicídio em épocas de resseção econômica tendem a aumentar cerca de 81%, assim, quando esta não apresenta indicies de melhora, o trabalhador perde as esperanças em relação ao encontro de um novo emprego e o suprimento de suas necessidades básicas, levando-o a única saída por ele encontrada, o suicídio.
Além disso, vemos também como a desigualdade entre os gêneros influencia na ocorrência desta fatalidade, pois segundo o Centro de Assistência Toxicológico de Pernambuco, 66,9% das vitimais são do sexo feminino. Assim, a falta de equiparação social, a submissão imposta pela sociedade, à violência e o machismo contribuem para o aumento da taxa de mortalidade entre as mulheres.
Dessa maneira, é necessário que as autoridades públicas identifiquem as causas dessa fatalidade e procurem combate-las. Assim, cabe ao Ministério da Mulher à procura por equiparações salariais, e mais oportunidades de emprego, através da implementação de leis que obriguem as empresas a terem um numero razoável de mulheres em seus cargos. Além disse, devem se unir a grupos militantes e a mídia para divulgar a importância da mulher a sociedade, buscando seu empoeiramento. O Governo Federal deve aumentar os suprimentos fornecidos à população mais pobre ou desempregada durante a recessão, como a de sestas básicas e agentes de saúde como assistentes sociais e psicólogos. O ministério da educação deve implementar palestras e dinâmicas educativas a fim de combater o bullying e promover o respeito.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!