O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

``A educação nunca foi despesa, porém, investimento com retorno garantido``. O pensamento do economista britânico Sir Arthur Lewis não condiz com a realidade do sistema de ensino brasileiro, uma vez que esse não satisfaz as necessidades de uma grande parte da população - evidentemente desfavorecida. Por isso, faz-se necessário refletir sobre o assunto sob as perspectivas social e política.
De acordo com o sociólogo Karl Marx, a história da sociedade até os dias de hoje é a da luta entre classes. Nesse contexto, o Brasil ainda não se desprendeu das amarras da desigualdade social, na qual se desenvolve no país desde a colonização e pessoas de baixa renda são pouco beneficiadas. Além disso, a infraestrutura de escolas públicas encontra-se precária, e esta, tornou-se incapaz de atender seus alunos ao oferecerem um ensino de má qualidade e um espaço na maioria das vezes reduzido, no qual impede o bem estar de alunos e professores.
Ademais, o Governo possui falhas em seu sistema de educação. Apesar de ser um problema mundial, como foi retratado na obra ``Eu sou Malala``, jovem que lutou por sua educação no Talibã, o cenário do ensino no Brasil encontra-se demasiadamente precário devido ao descaso desse instituto. Universidades públicas encontram-se em greve por não poderem cobrir o salário de professores e o número de analfabetismo, de acordo com o site G1.GLOBO, ja atinge 27% da população, e nem mesmo as grandes iniciativas de Paulo Freire foram suficientes para erradicar o problema.
Para que fotos os cidadãos brasileiros tenham acesso à um ensino de qualidade, medidas são necessárias para combater o impasse. Cabe ao Governo cumprir eficientemente seu Código Penal, garantindo a todos o direito de educação de boa qualidade e igualitária entre classes. Seguido disso, o Estatuto da Criança e do adolescente deve fiscalizar anualmente a atuação das escolas, através de tutores sociais, possibilitando o aprendizado da população. Por último, é de intensa importância que universidades incentivem a leitura para que sejam formados trabalhadores cultos, capazes de ajudarem na evolução da educação brasileira. Apesar de ser uma longa jornada, como dizia supracitada Malala Yousafzai, ``Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo``.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!