O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: A LUTA PELA CIDADANIA É UMA AÇÃO COLETIVA.

A humanidade vivencia, desde o princípio de tudo, grandes processos evolutivos, sejam eles sociais, científicos, dentre outros, que modificam a maneira de viver em conjunto. A relação entre a passagem do século XVII até o XIX e o progresso humano, em que se passa a viver de forma acelerada e líquida - segundo Zygmunt Bauman - estabelece novos conceitos de cidadania, em que se discute a participação coletiva sobre os fatos e contextos que formam uma sociedade.
Durante o século XVIII, a Revolução Industrial transformou o modo de vida da população mundial, impulsionando novos modelos sociais, que se tornavam, cada vez mais, fragilizados devido à rápida mudança global. Em razão disso, surgiram teorias e movimentos sociológicos que tentavam entender o funcionamento da sociedade. Dessa forma, o conceito de cidadania nasce da interação entre os processos de evolução com o comportamento social, e que seu objetivo é definir e garantir direitos e deveres à humanidade.
Entretanto, sabe-se que, devido a interesses individuais, sendo esses, em sua maioria, políticos e econômicos, a cidadania, às vezes, é conduzida de maneira que parcelas de uma sociedade, denominadas de minorias, sofram com a ausência de direitos que, segundo a Constituição Federal do Brasil, são garantias de todo e qualquer indivíduo. Nos dias atuais, existem direitos que são resultados de lutas sociais e políticas, como, por exemplo, os direitos trabalhistas, conquistados devido às discussões e aos conflitos da classe operária brasileira contra o Estado durante a Era Vargas. Assim, nota-se que a conquista de direitos provém de ações conjuntas e, que hoje, necessita, cada vez mais, de pessoas interessadas em lutar por garantias que são postas pela Constituição e que não são aplicadas na realidade.
Portanto, faz-se necessário agir contra essas imposições que partem de interesses individuais e que atigem toda sociedade. Logo, a grande mídia deve divulgar os direitos que estão sendo tirados dos cidadãos, pois assim, os cidadãos poderão assumir um posicionamento crítico, de forma que a ação coletiva possa resgatá-los. Além disso, as escolas devem adotar projetos que debatam sobre os artigos constitucionais para poder auxiliar o entendimento sobre os direitos e deveres. Com isso, a população, coletivamente, pode lutar para garantir, de forma efetiva, a cidadania.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!