O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No segundo episódio da trilogia "Star Wars", o diretor, Geoger Lucas, retratou uma das melhores fugas do cinema: para escapar de Darth Vader, Han Solo esconde a nave Millenium Falcon em uma pilha monumental de lixo espacial, despistando o vilão. Fora das telas os resíduos do Brasil recebem um destino muito menos distante e mais prejudicial: toneladas de despejos sólidos são descartados na natureza e nos rios, os quais poderiam ser reciclados e ter um despejo apropriado.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro Geografia e Estatísticas) 50.75% dos resíduos sólidos brasileiros são despejados em vazadouros e apenas 0.61 % dos municípios têm triagem de resíduos recicláveis. Essa prática do descarte inadequado causa graves consequências à saúde pública com a proliferação de doenças como: zika e dengue, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti que utiliza o acúmulo da água parada, principalmente dos lixões, para se procriar.
Entretanto muitos problemas dificultam o impasse. A fiscalização para supervisionar o destino dos lixos não é suficiente, com isso essa problemática tende a crescer ainda mais com as empresas que se aproveitam dessa falta de atenção dos municípios, desrespeitando as normas e mal recolhem os resquícios dos seus processos: como baterias e matérias radioativas.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. Junto com a Receita Federal, os municípios devem fornecer fiscais para supervisionarem os descartes de resíduos sólidos das indústrias, com pagamentos de multas para aquelas que desobedeceram às regras e com um desconto nos impostos para as quais reciclarem os seus dejetos nas empresas. Somando com a vigilância sanitária, que deve fazer propagandas com panfletos feitos de papéis recicláveis para conscientizar as pessoas a não poluírem as ruas, pois isso pode trazer sérias doenças para a sociedade e a poluição visual na cidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!