O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Doação de órgãos
Desde o começo da história, na época dos egípcios já se percebia um culto ao corpo morto, pois eram retirados órgãos para a melhor conservação nas tumbas. Hoje o Brasil tem habilidades e grandes tecnologias para realizar esse processo, com tudo um avanço ainda maior é que os órgãos podem ser doados para salvar outras vidas. Entretanto no Brasil, há uma extensa lista de pacientes que aguardam ser contemplados, já que o processo requer muitos critérios baseados em compatibilidade, além disso o sistema de saúde enfrenta muitos problemas para a captação de doadores.
Segundo o Ministério de saúde, no Brasil as listas de inscritos para transplantes é de 33.199 pessoas, e ainda afirma que 95% das cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo é naturalmente é um processo cauteloso e depende de compatibilidade entre doador e receptor, tal como, altura, peso, e tipo sanguino, alem disso o tempo de espera na lista também é consultado.
Outra dificuldade enfrentada pelo sistema é, conseguir o doador, pois por muitas vezes a família abalada com a situação acaba não autorizando a doação dos órgãos. Segundo pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde, cerca de 16% das pessoas não se sentem seguras em doar por medo de que não estejam totalmente mortas, e isso mostra a falta de conhecimento sobre o procedimento, pois a doação só é permitida depois de exames para comprovar o óbito.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, como vimos o maior problema é a falta de conhecimento pois o tema da doação é pouco divulgado, sendo assim é importante uma atuação do Ministério das Comunicações para propagandas que venham trazer o conhecimento sobre o método, aguçando a importância de tal ato. Ademais é imprescindível que as pessoas que já conseguiram seus transplantes divulguem a noticia, em escolas, comunidades carentes e meios de comunicação, afim de conscientizar mais pessoas, pois como disse Martin Luther King, " Toda hora é hora de fazer oque é certo ".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!