O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: os efeitos de uma sociedade de padrões estéticos

Estabelecer um tipo de corpo, cabelo ou uma cor como padrões estéticos a serem seguidos, sem dúvidas, é cruel, já que o corpo humano apresenta múltiplas formas. Nesse sentido, essa escolha de um padrão de beleza traz sérios danos para a sociedade. Dessa forma, esses efeitos negativos podem ser tanto físicos como psicológicos.
Certamente, a busca por um padrão de beleza inatingível tem submetido a população masculina e principalmente a feminina a realizar diversos tratamentos e cirurgias para modificar alguma parte do corpo como nariz ou mamas. Nesse contexto, um caso de proporções nacionais relacionado ao problema em questão foi da vice Miss Bumbum, Andressa Urach, que aplicou hidro gel nas coxas e teve sérias consequências, indo até para a UTI correndo risco de morte. Sendo assim, até quando as pessoas vão continuar a se submeterem a intervenções no próprio corpo, podendo perde até a vida, para ser aceita em uma sociedade de padrões.
Nesse âmbito, essa ditadura da beleza também pode trazer sérios danos psicológicos para aqueles que são influenciados pelos seus valores. Nesse cenário, umas das consequências mais comum são a anorexia que pode ser caracterizada pela busca excessiva do corpo magro, além da bulimia: problema no qual o indivíduo come o alimento e em seguida o põem para fora através do vômito para não engordar. Logo, o combate a essa questão também se tornou um problema de saúde pública.
Portanto, é preciso amenizar os efeitos da busca pelo corpo perfeito. Dessa forma, uma ótima intervenção para a problemática seria a criação de ONGs, por parte da própria população, com o objetivo de cobra da mídia o fim da propagação da ideia de um padrão de beleza. Por outro lado, a escola e a família, poderiam se unir e realizar palestras nas instituições de ensino com a função de levar aos jovens a aceitação do seu corpo da maneira que é. Assim sendo, essas atitudes são de extrema importância para toda a sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!