O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O combate a escravidão contemporânea
Em muitos estados do Brasil,não só em precários e isolados,ainda acontece o trabalho escravo.E este é causado principalmente pela vulnerabilidade socioeconômica em que se encontram diversos trabalhadores.Com isso grandes empresários aproveitam dessa condição e oferecem ótimas propostas de trabalho.Essas propostas não são cumpridas e a partir do momento que o trabalhador decide embarcar, este está pagando até pela sua viagem.
Os operários quando recebidos vivem em condições absurdas como:alojamentos precários sem ter assistência médica e água potável, alimentação inadequada e até mesmo violência praticada pelo próprio patrão ou a mando dele.
Os trabalhadores pensam até em ir embora, porém seus documentos são escondidos pelo empresário e nos salários são descontados o transporte em que veio, a alimentação e até ferramentas de trabalho.Logo o valor da dívida só cresce,enquanto o salário só diminui.
Em alguns casos, operários colocam em risco sua própria vida e fogem, e se conseguirem não ser pegos, até denunciam.
Após a denúncia, órgãos do governo são responsáveis por liberarem o restante dos trabalhadores presos, caçar e punir o patrão que está acometendo certa atrocidade, dando a esses operários o pagamento de seus direitos e multas pelo que sofreram.
Com o fim do dinheiro desse pagamento e multa, os trabalhadores ficam novamente desempregados e não sabem o que fazer para sustentarem suas famílias, podendo aceitar até mesmo a possibilidade do trabalho escravo para não morrerem de fome e sobreviverem mesmo em condições inadequadas.
Para acabar com esse ciclo vicioso é necessário o apoio da sociedade, que luta pelos seus direitos e principalmente do governo por meio da assistência, alojando as famílias que foram prejudicadas, dando a elas qualificação profissional.
Algumas formas de prevenção são a educação, abordando esse assunto nas escolas, a geração de renda e a ampliação do acesso a terra aos pobres.
É necessário também que aja a compensação financeira do trabalhador e principalmente a punição do criminoso em questão.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!