O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Trabalho Escravo no Brasil

No Brasil, segundo site coordenado pela ONG Repórter Brasil, são resgatados anualmente centenas de pessoas que realizam trabalhos forçados análogo à escravidão. Sem dúvida, mesmo após mais de 128 anos da abolição da escravatura no país, esse tipo de exploração persiste em ser praticada.

De acordo com o Portal Brasil, em 2015 foram resgatados mais de 900 trabalhadores executando atividades forçadas. Como exemplo, pode-se observar que grande parte dos imigrantes que buscam no país melhores condições de vida acabam sendo aliciados por empregadores que exploram este tipo de mão-de-obra. Dessa maneira, tornam-se frequentes nos grandes centros urbanos apreensões de estrangeiros, principalmente de bolivianos ,que realizam atividades com condições desumanas em industrias têxteis clandestinas e enquadram-se na definição de escravidão.

Ademais, nota-se que a exploração dos trabalhadores anda de mãos dadas com a impunidade, a ganância, a pobreza e as áreas de expansão da fronteira agrícola. Em vista disso é comum a intensa migração interna no país, principalmente durante as colheitas, quando os cidadãos que procuram oportunidade de serviços e boa remuneração deparam-se com alojamentos precários, insalubres, violência física, mental e carcere privado. Portanto, fica evidente que o trabalho escravo continua sendo um grande problema para o Brasil.

Por conseguinte, tendo em vista a extinção da escravidão contemporânea no pais é necessário o fortalecimento das associações e sindicatos de trabalhadores, afim de auxiliar na fiscalização e no recebimento de denúncias, com visitas mensais à grandes empregadores.Também é importante que as instituições públicas de ensino ampliem as ofertas de cursos profissionalizantes para brasileiros e imigrantes, para que estes possam conquistar vagas de empregos legalizados. É importante o auxilio da Policia Federal, com a punição legal de aliciadores e demais pessoas que apoiam e exercem esses tipo de exploração, através de penas, pagamento de multas e de indenizações para as vítimas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!