O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Mais um Teorema
O Brasil sofreu por mais de 20 anos uma forte censura militar. Todavia, no mundo contemporâneo percebe-se que quase não há limites para a liberdade de expressão, uma inversão total da realidade brasileira das décadas de 60,70 e 80. Com isso, é visível que nenhum dos polos faz bem a sociedade e que um equilíbrio deve ser alcançado.
Em primeiro lugar, é importante destacar, para entender melhor a problemática, uma das maiores causas de discurso de ódio: a internet. Em vista que, nos dias atuais as redes sociais tornaram-se o principal meio de comunicação, é inevitável então a propagação de ideias reprimidas. Já que, a tela proporciona um certo conforto diante de um falso anonimato. Exemplo disso, foram as eleições presidenciais de 2014, que registraram números alarmantes de tweets odiosos contra os nordestinos eleitores.
Como se não bastasse a internet, as postagens desregradas chegaram também a formadores de opinião. Apesar de nada justificar o atentado ao jornal francês Charlie Hebdo, o que eles escreviam era extremamente preconceituoso e tornava outras pessoas igualmente preconceituosas. Ainda que, a sociedade tivesse senso crítico em relação a essa manipulação em massa o problema seria minimizado. Porém, é perceptível que a população em geral tem afinidade com quem propaga discursos de ódio, prova disso é a eleição de Donald Trump em um dos países com melhor IDH do mundo.
Fica claro, portanto, que passamos por dois extremos no que diz respeito a expressão, e que há liberdade ainda deve prevalecer tendo a educação como principal aliada para que os debates sejam mais produtivos. Por isso, o Governo Federal pode por meio da Receita Federal disponibilizar verbas para criação de publicidades em filmes e novelas nacionais, que mostrem as consequências na vida de um receptor de uma opinião descabida. Além disso, as escolas em parceria com ONG's podem promover palestrar aguçando a todos os alunos a terem discussões saudáveis e opinar pondo-se no lugar do próximo, através de profissionais capacitados. Dessa forma, um novo teorema: processo lógico, poderá ser designado ao ditado de Pitágoras, ?eduquem as crianças, e não terão de punir os homens?.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!