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Resultante de modelos econômicos aristocráticos, a desigualdade social é um fenômeno perceptível a olho nu. Por exemplo, é possível ver um condomínio de luxo adjacente a favelas, ou em uma mesma rua ver mendigos e homens ricos separados apenas por um carro blindado. Essas cenas refletem a má distribuição de renda no Brasil, além de ausência de medidas sociais, econômicas, e políticas para mudar essa situação.
No plano social, o principal entrave para reduzir a desigualdade social está no modelo educacional brasileiro que contribui para a manutenção da desigualdade no país. Segundo dados do ministério da educação, na prova do ENEM 2016, das cem melhores escolas, somente duas eram públicas. Sendo hoje o ENEM o principal meio de ingresso no ensino superior, constata-se que o modelo atual de educação contribui para manutenção da desigualdade no Brasil.
Outro aspecto relevante é de ordem econômica. O atual modelo de tributação não é justo. De acordo com uma jornalista do Jornal Folha de São Paulo, 43% de toda carga tributária incidem sobre o consumo. Portanto, as classes mais pobres são as que mais sofrem. Em outras palavras, esse modelo tributário dificulta a ascensão social, potencializando, assim, a diferença entra as classes sociais.
No âmbito político, empiricamente é possível deduzir diversas medidas que são tomadas para manter a desigualdade. A política da certa no Nordeste. A marginalização dos pobres nas capitais. Valorização da meritocracia. Todas essas são medidas que beneficiam a classe dominante seja no plano regional ou nacional.
Face ao exposto, pode -se concluir que a situação da desiguale no brasil é resultado de políticas públicas propostas pelas classes dominantes. Para mudar esse diagnostico, é necessário o fomento de programas sócias de larga escala como PROUNI, FIES, Bolsa Família, independentemente do partido que os criaram. Mas para funcionarem perfeitamente é preciso vigilância constante do governo sobre os benificiários para que não se tornem meios de conseguir votos.
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