O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Em todas as civilizações humanas é observado à presença de padrões sociais de beleza característicos de sua cultura e tempo. Entretanto quando esses padrões tornam-se nocivos à sociedade algo precisa ser feito. Nesse contexto à busca pelo corpo perfeito tem levado indivíduos à tomarem atitudes perigosas e não recomendadas, sem levar em consideração sua saúde e os riscos de tal decisão.
Em primeiro lugar, nota-se a existência de um padrão de beleza característico da sociedade contemporânea, este que é imposto aos indivíduos que dela participam, em vista que fora dele não haveria beleza. O problema é que esse modelo é extremamente restrito e de difícil realização, oque acaba gerando uma insatisfação pessoal, a perda do amor próprio, baixa autoestima e o desenvolvimento de doenças psicológicas como a bulimia, anorexia, vigorexia, entre outras.
Além disso, para conseguir alcançar o tão desejado corpo perfeito é comum a utilização de recursos ergogênicos farmacológicos como os esteroides anabolizantes, hidrogéis e etc, que se utilizados de forma incorreta acarreta em efeitos negativos que muitas vezes são irreversíveis. Outro método muito empregado são as cirurgias estéticas, que além de possuírem altos riscos são levadas ao extremo, sendo um dos casos mais conhecidos o da "Barbie humana", onde uma jovem efetuou uma série de cirurgias e até mesmo remoção de costelas para assemelhar-se com uma boneca que representa também um alto padrão de beleza americano.
Portanto cabe ao terceiro setor e o Governo Federal a tarefa de reverter essa situação. A população em conjunto com as mídias deve expor e discutir o problema, tendo em vista sempre a quebra dos padrões de beleza e ressaltando a beleza única que todos temos. Além disso, com todas as doenças psicológicas e abates emocionais que esses altos padrões causam nos indivíduos, o auxilio e uso das áreas da psicologia e psiquiatria é fundamental. Por fim o Estado e as escolas devem alertar por meio de palestras e propagandas sobre os riscos do uso indevido e sem acompanhamento de medicamentos para fins estéticos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!