O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: a confirmação da escola como ferramenta social.

A educação transformando a sociedade
Já não é novidade que a escola tem papel importantíssimo na vida de todos os cidadãos, principalmente das crianças e jovens que ainda a frequentam. A educação tem o poder de transformar o futuro, e é através dela que o ser humano se compõe e se constrói. Dar a todos o mesmo nível de educação é garantir uma sociedade mais justa e igualitária, onde possibilitando o amplo acesso à cultura e o desenvolvimento do senso crítico.
A família, junto com a escola, formam os dois principais meios de formação do ser humano. Assim, inicia-se um processo de humanização e libertação do jovem, visando à convivência social e a tomada de consciência política, além de ensinar o conhecimento científico e prepara-lo para o exercício da cidadania, fazendo de cada um, agente de transformação do meio em que vive.
Os obstáculos para se atingir uma sociedade mais justa e com igualdade de direitos ainda são muitos. Muitas crianças faltam às aulas para se dedicarem ao trabalho infantil, por não terem transporte público; outras porque faltam profissionais em sala de aula; devido às greves e a falta de comprometimento destes; ou porque os pais, muitos abaixo da linha de pobreza, não alimentam os filhos e por isso, estes não se sentem motivados a frequentar a escola, ou só vão para terem acesso às merendas. Mas apesar disso, algumas medidas foram criadas: projetos, investimentos, implantação do sistema integral, ações afirmativas e outros meios de busca da melhoria da educação.
Contudo, ainda há muito a ser feito, seria importante favorecer a igualdade de acesso aos meios básicos de vida e manutenção da mesma, por meio de políticas públicas mais igualitárias e que realmente cheguem até aqueles que mais necessitam. Acreditar na melhoria das condições de vida dos cidadãos menos favorecidos, é dar às crianças e jovens uma educação com uma melhor perspectiva e uma melhor qualidade de vida. A sociedade civil e o Estado devem sentir essa responsabilidade e incentivar essa mudança.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!