O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Riscos de compartilhar mentiras e boatos na internet

A internet, um conjunto de redes mundial é uma ferramenta que antes utilizada apenas pelo governo, hoje está no alcance de milhões de usuários. Ela tem a capacidade de difundir notícias e informações de maneira prática e rápida. Mas com essa facilidade de obter acesso a todo tipo de informação de maneira instantânea, fica cada vez mais fácil o compartilhamento viral de notícias que não passam de boatos, e que pode acabar gerando problemas graves ao alvo noticiado.
Segundo o site BuzzFeed, as três principais fontes de notícias pela rede dos Estados Unidos são o CNN, Fox News e o facebook, este último é a rede mais comum em ter notícias falsas dissipadas. Ainda sobre a pesquisa, o site aponta que cerca de 83% das manchetes publicadas pelo facebook tinham veracidade duvidosa.
Com o hábito de compartilhar notícias sem verificar a fonte da informação, os usuários podem acabar provocando um agravo para o alvo do noticiário, como é o caso da mãe Fabiana Maria de Jesus que foi assassinada no Guarujá, por causa de uma notícia e um retrato falado falsos, estes foram compartilhados milhares de vezes na internet. Segundo a notícia fake, essa mãe seria uma suposta sequestradora de crianças da cidade. Ao contrário do que muitos pensam, divulgar notícias como esta na rede social sem saber da veracidade, faz de todos os donos dos compartilhamentos responsáveis virtuais pela tragédia.
Em vista dos aspectos observados acima, pode ser mostrado o poder que a internet como meio de comunicação possui, mas também foi possível notar o quão despreparados estão grande parte dos usuários para o uso desta ferramenta.
Para que os boatos não tenham força na internet, é preciso que os usuários aprendam a verificar a veracidade das informações que nela estão contidas, isso através de um alerta criada pela mídia, fonte de comunicação em massa, por entidades governamentais, dando o exemplo em não sair divulgando notícias com manipulações, estas rapidamente absorvidas por quem não busca outra fonte de informação e também por famílias que necessitam deixar claro para os menores, por meio da educação, que não se faz justiça com as próprias mãos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!