O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O sucesso vem da escola ou do esforço individual?

Atualmente, o Brasil enfrenta uma severa crise político-econômica e social. Por conseguinte, o Governo Federal elaborou a Proposta de Emenda Constitucional 241, a qual busca conter o aumento das contas públicas por meio do estabelecimento de um teto de gastos. Logo, essa situação agrava a condição do sistema educacional do país, o qual é extremamente falho e, apesar de auxiliar no desenvolvimento dos jovens, não se sobrepõe ao esforço individual na conquista pelo sucesso.
Hoje, as escolas públicas do país canarinho são marcadas pela precariedade e ineficiência. Ademais, há um desinteresse generalizado da classe estudantil acerca do método de ensino utilizado, o qual é maçante, arcaico - não se adapta às novas tecnologias - possui conteúdos com pouca ou nenhuma aplicabilidade no cotidiano e é apresentado/exercido por uma massa de profissionais, muitas vezes, desqualificados. Além disso, é importante destacar as estruturas precárias das escolas, as quais vão de encontro às novas tecnologias utilizadas pelas novas gerações.
Outrossim, o esforço individual é preponderante sobre a escola, mas é determinado pelo fato social. Segundo Durkheim, todo indivíduo é fortemente influenciado pela consciência coletiva. Logo, a ingerência familiar é essencial para o desenvolvimento dos jovens e é determinante para o sucesso deles, uma vez que eles agem de acordo com seus ambientes de convívio.
Entende-se, portanto, que o esforço individual se sobrepõe absurdamente à escola na busca pelos objetivos individuais. Então, para combater a problemática, seria necessário que o Ministério da Educação, por meio de Parcerias Público-Privadas, investisse na modernização das estruturas escolares e, também, adaptasse o método de ensino extremamente teórico para um método com maior aplicabilidade no cotidiano, visando, desse modo, ao aumento da influência escolar na busca pelo sucesso dos jovens. Ademais, a União deveria privatizar parte das escolas, juntamente à sociedade civil e à iniciativa privada, e promover a política de "vouchers" com PPPs em troca de benefícios fiscais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!