O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O clássico dá literatura ?Os capitães de areia?, de Jorge Amado, retrata bem o cotidiano de crianças moradores de rua, que mesmo marginalizados, demonstram que são apenas crianças que necessitam de proteção, cuidados, carinho, mas ao contrário disto, sofrem dos mais variados tipos de violências. Infelizmente, fora dá literatura á realidade não é diferente, não só das crianças em situação de rua, mas também das que moram com suas famílias. Muito já foi feito para proteger as crianças, mas ainda temos um longo caminho até acabarmos de vez com esse problema.
Desde a criação da Constituição Federal em 1988 as autoridades têm demonstrado preocupação com as crianças, logo após em 1990 foi criado o ECA estatuto da criança e adolescente, que traz um conjunto de normas para a proteção integral das crianças e dos adolescentes. A UNICEF está presente no Brasil desde 1950, lutando pelo bem estar e proteção dos mesmos. Também foi criado um canal direto de denúncia o disque 100.
E por que com tantos meios, normas e leis ainda temos tanta violência contra as crianças? Porquê na maioria das vezes quem comete essas brutalidades, é justamente quem deveria proteger, de acordo com a secretária dos direitos humanos em 70% dos casos, a violência ocorre dentro do ambiente familiar. Segundo Oscar Wilde ?A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes?, e isto só é possível, se elas estiverem com todos seus direitos salvaguardados, que estejam protegidas.
Diante das situações expostas, torna-se inegável, que medidas devem ser todas. A principal delas é aumentar a conscientização de que qualquer tipo de agressão contra crianças e adolescentes traz grandes prejuízos no desenvolvimento dos mesmo. Isto pode ser feito através de parceria entre o conselho tutelar, o ministério dá educação e a mídia, com propagandas vinculadas em horários de bastante audiência. Deve-se também expor a importância dá denúncia. Uma outra medida essencial seria, o conselho tutelar juntamente com psicólogos e psiquiatras fariam um trabalho, que pode ser de maneira preventiva ou pós traumático junto as famílias, tanto as que tiverem casos de violência, como as que podem vir a ter.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!