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    O filósofo Jean-Paul Sartre dissertou acerca do comportamento coletivo, evidenciando-o sobre o caminho para o real progresso de uma nação, a fim de alcançar o bem-estar social. Análogo a isso, nota-se, no Brasil hodierno, uma grande dificuldade em implementar o ensino básico a distância, principalmente por desafios de infraestrutura, evidenciando questões socioeconômicas a serem resolvidas pelo poder público. Dessa forma, deve-se pautar, na contemporaneidade, os desdobramentos dessa problemáticas e suas consequências caóticas.


   Em primeiro plano, é importante destacar as causas desse problema e sua relação com a caracterização socioeconomica brasileira. Nesse sentido, apesar de a Constituição Federal de 1988 garantir o direito à educação gratuita e de qualidade, visto que muitos brasileiros estão tendo dificuldades com a educação a distância, necessária em um período de distanciamento social, pois, segundo o site G1, 50% dos brasileiros não têm acesso à internet, o que dificulta o estabelecimento do ensino digital. Paralelamente, segundo o site UOL, metade da população brasileira vive com até 1 salário mínimo, o que torna difícil a aquisição de aparelhos digitais e planos de internet, tornando necessária a atuação do governo para garantir a solução dessa problemática.


    Além disso, é válido debater as consequências de dificuldades no ensino a distância para o indivíduo, que podem repercutir ao longo da vida do indivíduo. Nessa perspectiva, segundo o jornal BBC, 70% dos estudantes apresentam dificuldades em matemática, isso se deve a problemas no sistema de ensino, porém, na educação por meios digitais, os problemas de acesso são maiores do que na educação presencial, o que pode aumentar as taxas de baixo aprendizado em certas matérias, como matemática. Dessa maneira, outro problema relacionado é a procrastinação que, segundo o sociólogo Manuel Castells, aumentou com o advento da internet, o que pode vir a prejudicar até estudantes que não possuem problemas com acessibilidade. Outrossim, é vultoso salientar a importância da solução de problemas para o avanço da harmonia social.


    Portanto, torna-se clara a importância da adoção de medidas para mitigar essa problemática. Para isso, urge que o Governo Federal, junto ao Poder Legislativo e especialistas, crie um projeto para fornecer tablets com acesso à internet para todos os alunos de escolas públicas que não tenham acessibilidade digital, esses aparelhos podem ser marcados e devolvidos ao final do ano letivo, para que possam servir a outros estudantes. Sendo assim, isso pode ser aprovado por meio de um projeto de lei e tem como finalidade o aumento do bem-estar social, o que vai ao encontro da teoria do filósofo francês.

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