O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Em 1992, aconteceu no Rio de Janeiro a Cúpula da Terra - conhecida como Eco-92 -, em que foram desenvolvidos os 3 RS da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Entretanto, o descarte irresponsável de lixo eletrônico desvaloriza a ideia formulada na década de 90, mostrando-se um grave problema ambiental e de saúde pública. Com efeito, os impactos socioambientais devido ao acúmulo desses resíduos são resultados da negligência estatal e da cultura de indiferença presente na sociedade.


A princípio, a omissão do Estado dificulta o combate ao descarte incorreto. A esse respeito, a Constituição Federal de 1988 - norma de maior hierarquia do sistema judiciário - assegura a todos o direito ao meio ambiente equilibrado ecologicamente. Ocorre que o objetivo da Carta Magna está distante da realidade, uma vez que a inércia das instituições estatais torna-os incapazes de promover a aplicação na prática, o que contribui para os cruéis efeitos do lixo eletrônico devido a falta de políticas ambientais eficazes. Desse modo, não é razoável que o silêncio do Estado permaneça em um país que almeja tornar-se nação desenvolvida e sustentável.


Sob outra análise, a produção infantil "Wall-E" tem como cenário o planeta Terra destruído pelos impactos ambientais causados pelo lixo e aborda como os seres humanos preferiram morar em uma estação espacial ao invés de mudar seus hábitos. Nesse viés, fora da ficção, parcela dos brasileiros são indiferentes às consequências de suas nocivas ações, haja vista que assim como o problema denunciado no filme, a sociedade é responsável pelos graves impactos socioambientais - poluição do solo, da água, cânceres. Dessa forma, enquanto essa cultura se mantiver, a realização eficiente dos 3 RS será inviabilizada.


Urge, portanto, que os desafios para o descarte responsável do lixo eletrônico sejam mitigados no Brasil. Assim, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com as prefeituras locais deve criar eventos de conscientização ambiental, por meio de "workshops", como oficinas e palestras voltadas para ensinar formas de reduzir e reciclar os resíduos tecnológicos. Essa iniciativa tem a finalidade de promover a participação do Estado e solucionar a indiferença social, e assim, possibilitará a formação de um território sustentável e mais preservado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!