O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A Revolução Técnico-Científica e Informacional, cuja ocorrência se deu a partir de 1970, foi fundamental para a perpetuação do uso da tecnologia - através de aparelhos e mídias digitais - como uma nova fonte de conhecimento. No entanto, o mundo observou, através do irrompimento da pandemia do COVID-19, que a educação a distância enfrenta entraves para sua efetivação em certas camadas sociais. Na sociedade brasileira, os empecilhos para a concretização do ensino remoto se configuram, principalmente, na desigualdade social e no despreparo de alunos e professores.


A princípio, convém analisar a situação de classes inferiores frente a essa modalidade de ensino. No filme “O Poço”, é retratada a verticalidade social em que vivemos: no enredo, as pessoas que se encontram em níveis mais elevados têm acesso a um abundante banquete, as de baixo, por sua vez, passam fome - ficam com as migalhas. De maneira análoga, sabe-se que pessoas de classes superiores têm pleno acesso à internet e computadores, enquanto que as mais pobres têm esse acesso como um obstáculo. Assim, existe uma bolha socioeconômica a ser quebrada, para que, democraticamente, o ensino a distância seja concretizado.


Além disso, destaca-se a ausência de um preparo eficiente, tanto por parte de alunos quanto de professores. De acordo com Nicolau Maquiavel, “mesmo as leis mais bem ordenadas são impotentes diante dos costumes”. Nesse sentido, mesmo com a legalização do ensino a distância, essa modalidade é ainda extremamente nova e silenciada em comparação àquela que prevaleceu durante toda a história, pela qual somos educados desde a infância: a presencial. Dessa maneira, a evidente falta de informação sobre o assunto impede, de forma adequada, a consolidação do ensino remoto na sociedade brasileira.


Portanto, faz-se necessário o elucidamento de toda a comunidade educacional no que tange às questões que englobam o ensino a distância. Para tal fim, incumbe-se, pois, que o Ministério da Educação, em parceria com empresas de ensino a distância, organize um projeto voltado ao desenvolvimento de cursos e palestras, que, através de educadores instruídos, as ministrem no ambiente escolar de redes pública e privada. Somente assim, a eficácia dos estudos no ensino remoto poderá ser consolidada no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!