O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

   O filósofo ateniense Epicuro caracteriza a felicidade pelo controle dos medos e desejos e afirma que a mesma não advém do consumo, em nenhuma circunstância. No entanto, na prática, o sistema econômico baseado no lucro aumentou drasticamente o consumo entre os jovens no Brasil. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão da influência exacerbada da mídia, mas também devido à ausência do consumo consciente. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura, com o intuito de mitigar os entraves dessa problemática.


   É relevante abordar, primeiramente, que a influência ocasionada pela mídia no estilo de vida é um dos principais fatores que contribuem para o consumismo. Na canção “7 Rings”, da cantora Ariana Grande, esta temática é exemplificada nos versos “Acho que terapia do consumo é meu novo vício” e “Quem disse que dinheiro não resolve seus problemas?”. Nessa perspectiva, é inadmissível que os meios de comunicação, por meio da publicidade, ainda exerçam poder e autoridade para tornar a sociedade refém da compulsão por compras.


   Ademais, vale ressaltar que, por mais que comprar seja indispensável, é necessário adquirir hábitos mais sustentáveis para um consumo consciente. De acordo com o jornal The Intercept, os países subdesenvolvidos estão sofrendo com a crise global do plástico e o continente africano está soterrado de lixo, terceirizados de outros países. Nesse viés, é inaceitável que não haja uma modificação política, econômica e institucional visando diminuir os impactos ambientais.


   Portanto, haja vista o que foi abordado, faz-se necessário que o Governo Federal, juntamente com as mídias sociais, estimulem o consumo consciente, por intermédio de propagandas educacionais, além de regularizar leis para que as empresas adotem medidas sustentáveis em suas produções, a fim de promover a conscientização em todos os âmbitos sociais. Somente dessa maneira, a sociedade alcançará a felicidade caracterizada por Epicuro.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!