O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948,a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todo indivíduo o direito a qualidade de vida . Contudo, o excesso uso juntamente com o descarte inadequado do plástico vem impedindo que esse direito universal seja usufruido na prática, haja vista que esse conjunto de fatores influenciam diretamente a fauna e a flora criando assim um ciclo vicioso que vem afetando a população . Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados para tornar possível um mundo melhor.


Hordienamente, ocupado a nona posição da economia mundial, seria racional associar o Brasil como um país no qual seus representantes políticos impõem as empresas medidas de administração reutilização de forma consciente, no entanto, a realidade é exatamente a oposta e os reflexos desse quadro pode ser claramente vista no inadequado descarte de materiais plásticos. Segundo o Fundo Mundial da Natureza, o Brasil é o 4° maior produtor de lixo no mundo, lixo essa onde a maior gritante é composto por resíduos plásticos.


Faz-se mister, também salientar a grande massa de pessoas com principal influênciador do problema. De acordo com Jürgen Habermas, filosofo sociologo alemão nascido em meados do século XX, "ademocracia se funda no entendimento das pessoas", entendimento esse que não vem ocorrendo quando se trata de políciar seus representantes políticos com relação ao uso do polímero cintetico, fazendo assim um aglomerado de cidadão que não usufrui de seus direitos e muito menos de seus deveres. Prejudicando assim a qualidade de vida.


Infere-se, portanto que ainda há entraves para garantir um país melhor. Nessa perspectiva urge que o governo utilize de seu poder judiciário para criação de leis na qual torne obrigatório para comércios e empresas a disponibilidade de pontos de coleta de suas respectivas embalagem plástica visando o reaproveitamento através da reciclagem, aliado a essas medidas também torna-se necessário que o governo também incentivem através de menores taxas tributárias a empresas onde disponibilizam refil retornáveis, como por exemplo a Coca-Cola. Dessa maneira, será possível quebrar esse ciclo vicioso e alcançar uma nação melhor.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!