O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Maus-tratos contra animais


O filme "101 Dálmatas", da Disney, retrata a opressão de vários filhotes de dálmatas que seriam usados para a fabricação de casacos de pele, a fim de atender os desejos da vilã Cruela de Vil. Conquanto, apesar de estar na esfera da ficção, representa um caso de exploração animal, problema que ocorre, também, de outras formas na sociedade hodierna. Nessa perspectiva, a falta de penalidade aos infratores, bem como os desafios dos animais abandonados são pontos relevantes nessa temática que precisam ser avaliados e, por conseguinte, transformados.


Em primeira analise, é evidente que as ocorrências de violência contra animais estão diretamente associadas à ausência de sanções efetivas. Assim, apesar de já existir leis protecionistas, tal como a Lei de Crime Ambiental, que prevê pena e multa aos violentadores, os casos de agressão, maus tratos e exploração de animais são significativos. Tal fato demonstra, por certo, a inexistência de atenção direta aos bichos, por meio da proteção devida que é assegurada constitucionalmente, e a ausência de penalidades equiparadas ao grau de violência, pois as punições para crimes dessa categoria ainda são mínimas. Desse modo, é imprescindível a garantia de proteção sólida aos animais, para que casos de violência, que tem crescido no país, sejam reduzidos.


Outrossim, vale ressaltar que, dentre as variadas formas de maus tratos aos animais, o abandono reflete consideravelmente essa problemática. Destarte, é nítido que os animais possuem grande ligação com o homem, fato que ocorre desde a Antiguidade até os tempos modernos. Contudo, mesmo com esse laço histórico, o que tem se observado no panorama atual é que nem sempre esses seres possuem os cuidados fundamentais, um lar adequado e alimentação, entraves esses que são vistos nos inúmeros animais que têm usado ruas e calçadas como "territórios" e que, por sua vez, acabam sendo vítimas constantes de crueldades humanas. Nesse viés, é lamentável que ainda haja grande número de abandono de animais, que pode ser comprovado em dados da OMS, nos quais apontam a existência de mais de 30 milhões no país, e que esses bichos inocentes sejam ignorados, em especial pelo Poder Publico e pela população.


Por conseguinte, percebe-se a necessidade de ações que modifiquem esse quadro negativo acerca dos animais. Dessa maneira, é dever do Governo Federal promover, por meio de políticas públicas concretas, a efetiva aplicação de sanções mais rígidas aos infratores de crimes contra animais, conforme a gravidade do ato ilegal, no intuito de garantir o bem estar desses seres, a proteção adequada e, assim, reduzir o número de casos de violência. Ademais, é essencial que Governos Municipais, junto ao Centro de Controle de Zoonoses de cada cidade, promovam, por meio de ações com pautas definidas, a expansão do controle dos animais de ruas, levando-os para estabelecimentos de resgate, a fim de minimizar as ocorrências de maus tratos e promover uma melhor qualidade de vida aos animais abandonados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!