O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A importância da assistência a gestante



Em pleno século XXI, embora época de muito avanço científico em diversas áreas, inclusive na medicina, ainda acontecem complicações na saúde ou morte de mães e bebês durante o parto. Fatos que podem ser evitados se houver orientação da família, visto que muitas mulheres engravidam muito cedo por falta disto, o que pode resultar nos problemas supracitados pelo fato e o corpo da mãe ainda não estar preparado para uma gestação, e também, assistência médica eficiente durante toda a gestação até a hora do trabalho de parto, com todos os profissionais necessários (enfermeiros obstetras, médicos obstetras, obstetrizes, anestesistas, pediatras).


É importante ressaltar que a precariedade do Sistema Único de Saúde (SUS), contribui bastante para que estas fatalidades ocorram pois, a maioria das gestantes recorrem ao sistema de saúde pública por não possuírem condições financeiras de usufruírem de um plano particular, e o SUS geralmente não dispõe de todos os profissionais que o acompanhamento de uma gestante requer.


Outro fato determinante para reversão deste quadro de dados crítico de mortes de mães e bebês, por conta de um acompanhamento da gestação não considerado ideal, é a escolha de se o parto será cesáreo ou normal. Decisão que muitas vezes é tomada de forma precipitada fruto da imprecisão de exames e o que leva muitas vezes a ser escolhido a cesárea que, segundo dados encontrados no site da UOL, torna 120 vezes mais provável problemas respiratórios no bebê, por conta de os pulmões não estarem completamente formados, e o risco de morte da mãe, que é triplicado.


Portanto, é imprescindível que as mulheres sejam conscientizadas por seus familiares para que não ocorra uma gravidez em época inadequada, que o governo invista nas contratações de especialistas na área para efetuação de uma assistência adequada a gestante e, assim, a decisão de quando e como o parto deve ser realizado, seja escolhido corretamente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!