O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Bullying no Brasil


Percebe-se que, no Brasil, a prática de bullying é um imbróglio que está cada vez mais presente. Nesse contexto, é imperioso analisar as consequências dessa questão. Desse modo, dois fatores fazem-se relevantes e acabam se refletindo em acúmulos de transtorno mentais e a evasão escolar.



Em primeiro lugar, segundo o filósofo Paulo Freire, "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor". Diante desse nexo, observa-se que a prática de bullying é o reflexo do descompromisso social e realidade de muitos, nas escolas, universidades, vizinhanças e até locais de trabalho, onde deveria ser lugares de respeito e ética. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nos problemas mentais, distúrbios, stress , e depressão. Nesse sentido, por ser um problema preocupante, foi criada e aprovada em 06 de novembro de 2015 a Lei n 13.185, que oferece um programa de combate à intimidação sistemática, assegurando medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico e combate a violência e a intimidação sistemática.



Ademais, de acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia IBGE, mostra que acima de 30% dos jovens de cada cidade do Brasil, já sofreram ou já passou pela situação de atos violentos. Com isso, se tem-se como resultado o desinteresse pela educação, queda de rendimento e um grande aumento da evasão escolar. Nesse sentido, prejudicando e comprometendo o seu processo socioeducacional e encontrando barreiras na rotina de aprendizagem.



Em face do exposto, intentando a extinção da prática de bullying e conforme August Comte," é preciso saber prever a fim de prover". Assim, a escola orgão incumbido das bases educacionais e da formação de indivíduos, deve propor atividades lúdicas, campanhas e projetos mediados por pedagogas e psicólogas, com o fito de alcançar à família e a sociedade. Com objetivo de instigar e esclarecer o pensamento do corpo social dando uma melhora e prevenindo a ausência de empatia nas salas de aulas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!