O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente é dever da comunidade e do estado garantir a saúde alimentar às crianças, Entretanto, atualmente essa lei não vem sendo cumprida. Assim, é possível trazer a tona a discursão sobre os desafios para melhorar a qualidade da alimentação infantil no Brasil. Tal questão será amenizada caso fatores como o aumento da taxa tributária em alimentos industrializados e mostrar aos pais os malefícios de produtos processados para saúde de seu filho sejam tratados como prioritários.


Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que uma alimentação com falta de nutrientes, presente em alimentos processados, gera uma série de deficiências no crescimento infantil e doenças, por exemplo, asma, hipertensão, colesterol alto, etc. Segundo o filósofo e médico Hipócrates, a alimentação pode ser um remédio ou veneno. Contemporaneamente, nos "fast foods" com alto teor de alimentos processados, seu consumo em excesso torna-se prejudicial para saúde da criança.


Por outro lado, interessa lembrar que a nutrição da criança é de responsabilidade dos pais, e os mesmos devem fornecer uma dieta balanceada para seus filhos. Contudo, cresce exponencialmente os índices de obesidade infantil, fenômeno intimamente relacionado com a alimentação inadequada. Porém na maioria dos casos os pais não sabem o quão nocivo é para seus filhos uma dieta desregulada.


Em virtude dos fatos mencionados, torna-se fundamental a realização de mudanças para aumentar a qualidade da alimentação infantil no Brasil. Portanto, cabe ao Governo Federal, a crianção de leis que taxem, com impostos, alimentos processados e "fast-foods", com o objetivo de estancar seu consumo excessivo. Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde a realização de campanhas midiáticas que visem informar, aos pais, sobre os malefícios que uma dieta pode trazer para crianças, com o fim de criar uma consciência nos pais para que se vise mais o alimento nutricional infantil. Dessa maneira cria-se no Brasil um ambiente com o menor consumo de "fast-foods" e pais que tenham noção do impacto dos seus atos na formação de seus filhos. Então, faz -se possível cumprir o Estatuto da Criação e do Adolescente, garantindo o direito da criança ao alimento de qualidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!