O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema da redação: consumo de álcool por adolescentes e jovens no Brasil.


Alberga no estatuto da Criança e Adolescente, no artigo 243 da Lei n° 8069, de 13 de junho de 1990 - tornar crime vender, fornecer, servir, ministrar, ou entregar bebida alcoólica a criança ou adolescente. É notado no cenário hodierno brasileiro a constante ingestão de álcool por menores, caracterizando crime, da qual tal consumo pode fomentar em problemas para tais indivíduos.


Em primeira análise, vale ressaltar os danos que a bebida alcoólica forja em menores. A essa conjuntura, se agrega uma queda na qualidade de vida devido aos prejuízos ao organismo. Em corolário a esse contexto, ocorrem óbices comportamentais, alterações psicológicas decorrentes da toxicidade das substâncias, o que pode fomentar em acidentes, agressões, relações sexuais desprotegidas e até o uso de drogas ilícitas.


Ademais, no cenário nupérrimo, constata-se que os jovens e adolescentes estão cada vez mais suscetíveis a mídia e o controle que ela impõe com o consumo de bebidas alcoólicas. Consoante Adorno, sociólogo que estudou a Indústria cultural, penhora que os recursos midiáticos criam esteriótipos que tiram a liberdade de pensamento do indivíduo, o que acarreta imagens errôneas. Isso acorre para que infanto juvenis se tornem dependentes de tais substâncias, portanto, se deteriorando.


Destarte, é imperioso que ocorra mudanças na celeuma evidenciada. Pode ser formado uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública com incentivos privados através da tv aberta e recursos midiáticos para acautelar jovens e pais sobre os danos da bebida alcoólica e uma maior rigídez nas leis punitivas assim, suscitando um controle dos adolescentes e a prevenção do uso do álcool. Por conseguinte será possível mitigar o número de dependentes alcoólicos e de problemas sociais, tornando válido o artigo 243 da Lei n° 8069.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!