O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Mulheres na política


Se comparada ao ano em que o Brasil se tornou república, em 1889, a inserção da mulher na política foi um tanto quanto tardia, já que o direito ao voto foi conquistado apenas em 1932, evidenciando o quão enraizado está o machismo na sociedade. Tal fato culminou na pouca representatividade em cargos políticos.


Durante muito tempo a política foi algo exclusivo para homens brancos, acima de 21 anos e alfabetizados, esse conjunto de limitações tornou a presença da mulher na política muito escassa, contribuindo para a ideologia patriarcal de que política não é para mulheres. Um exemplo de todo machismo envolto na política é o fato de a primeira presidente mulher (Dilma Rousseff) ter sido eleita apenas no ano de 2010, após outros 35 presidentes, todos homens.


É através do exercício da política que é possível transformar a realidade e causar impacto em nosso meio, como a criação da Lei Maria da Penha que trouxe um grande avanço quanto à punição em relação a violência doméstica, que antes não tinha tanta visibilidade.


Diante dos dados mencionados é possível perceber o quão carente é o Brasil quanto a representatividade feminina, evidenciado a necessidade de um aprimoramento no que se diz respeito as cotas eleitorais, aumentando a porcetangem mínima de participação das mulheres, além disso, o Ministério da Educação juntamente com políticos locais, como prefeitos e vereadores, deveriam criar projetos escolares com pautas relacionadas a representatividade feminina no meio político.




Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!