O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Gotham City, cidade fictícia do personagem Batman, é um alvo constante dos vilões que tornam a cidade mais violenta, aterrorizam os moradores e os impede de seguir com o dia a dia de forma tranquila. Longe do mundo da ficção, a realidade das grandes cidades brasileiras é comparável ao explanado, com altos índices de violência urbana, sendo necessário a análise de suas causas e consequências a fim de encontrar soluções para esta problemática.


Primeiramente, é incontrovertível que os direitos garantidos pela constituição brasileira de 1988 estão sendo negligenciados pelo Estado. De acordo com o artigo 5 da Carta Magna, é garantido a todo cidadão o direito à vida, liberdade e segurança; todavia, os casos constantes de violência urbana, principalmente nas grandes cidades, somado a um orçamento incompatível com a realidade brasileira e a sua má administração, levam a falta de policiamento em bairros de classe mais baixa, presídios lotados e policiais despreparados para lidar com a grande demanda do trabalho, o que acaba agindo como catalisador para o aumento da violência.


Ademais, a seletividade de tratamento encontrada em território tupiniquim leva a um aumento da violência ao longo do território. Nesse contexto, pode-se levar em consideração a ideia explanada pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro. De acordo com esse, o Brasil seria um país apto a alcançar uma verdadeira democracia devido a sua formação a partir da miscigenação, não sendo, porém, a realidade vivenciada pela população. Jovens negros, residentes de bairros de classe mais baixa, acabam sendo os mais atingidos pelos altos índices de violência, levando a um aumento da desigualdade social e, consequentemente, criando um ciclo vicioso de continuidade da violência.


Percebe-se, portanto, que o aumento dos casos de violência urbana é uma realidade vivenciada em território tupiniquim, sendo necessário ações conjuntas a fim de amenizar a problemática. Inicialmente, o Governo Federal deve aumentar o investimento em segurança pública objetivando aumentar o policiamento, principalmente em bairros considerados mais violentos, aumentar o período de treinamento dos policiais buscando uma maior capacitação nas diversas situações que podem encontrar, além de uma maior fiscalização do trabalho policial buscando reprimir diferenças de tratamento entre as diversas classes sociais, buscando assim diminuir de forma gradativa a violência urbana e, dessa forma, alcançar uma verdadeira Civilização Tropical.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!