O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Caminhos para resolver a problemática do vício no Brasil


O filme Trainspotting apresenta jovens que vivem no mundo das drogas, possuindo uma vida totalmente desequilibrada. Nesse sentido, entra em voga hoje no Brasil a problemática do vício, e os possíveis meios para combatê-la; os quais devem se pautar nas causas desse mal, que advêm tanto de questões emocionais, quanto de um modo de fuga das adversidades.

Em primeiro lugar, o descontrole sentimental é determinante para o vício. Isto é, um indivíduo que não consegue gerenciar nem o seu íntimo, tampouco poderá exercer controle sobre o externo, de modo que, estar sob a dependência de diversos males torna-se mera consequência; a qual se ilustra pelos preocupantes dados do portal R7, os quais dizem que o Brasil é o país com o maior número de viciados em internet no mundo. Assim, infere-se o absurdo dessa situação, onde o ser tem a existência regida por hábitos nocivos que não consegue controlar.

Outrossim, esse ato danoso pode representar uma válvula de escape ante aos contratempos. Em outras palavras, encará-los traria grande incômodo, por isso os viciados ignoram-nos e submergem-se no conforto da dependência. Segundo Buda, esse comportamento só trará sofrimento, pois se trata do apego a uma ilusão, visto que a pessoa, mesmo fugindo das aflições, continua aflita e passa a procurar cada vez mais fontes de prazer. Logo, é incabível que o homem se torne inconsequente, ao alimentar um sofrer na covardia de resolver seus problemas.

Portanto, percebe-se que esse quadro maligno deve ser destruído em suas origens. Para tanto, o Estado deve montar uma campanha nacional contra o vício, por meio de anúncios sazonais na mídia, os quais suscitem a educação emocional e o encaramento aos fatores adversos, além de alertar para a falta desses princípios. Tudo isso visando à criação da disciplina consigo e à plenitude da administração dos problemas pessoais, acarretando a diminuição da realidade viciosa. Destarte, em consonância ao longa aludido, o homem poderá se livrar dessa situação desfavorável e encontrar a estrada para um modo de vida harmonioso.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!