O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Na série de desenho animado "X-Men: Evolution", são apresentados jovens mutantes que são considerados anormais pela sociedade. Embora tenham poderes, sofrem bullying diariamente nas escolas, por conta de alguns não aceitarem eles lá, assim, vivendo duplamente aterrorizados: além de terem que lidar com os rótulos que são destinados a eles, precisam se mater calmos, para não serem expulsos da instituição. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada no desenho pode ser relacionada a prática do bullying nas escolas do Brasil: gradativamente, alunos fazem brincadeiras ofensivas e preconceituosas com outros por não seguirem um padrão que eles esperam e, logo, precisando da escola e da família para orientá-los a não praticar isso.
Em primeiro lugar, é importante destacar que por conta dos alunos acharem legal ficar fazendo brincaderas más com os outros, passa a ser algo do cotidiano, como observado em "X-Men: Evolution". No entanto, sem a intervenção, causa o isolamento e afastamento das vítimas ao meio social daquela escola, sentindo-se coagidos. Consoante o filósofo e matemático Thomas Hobbes, o homem precisa do Estado para controlá-lo e defendê-lo, uma vez que, em seu "estado de natureza", é cruel. Assim, é fundamental as escolas resolverem os problemas que os alunos passam para que não ocorra casos de agressões físicas e psicológicas às vítimas.
Por conseguinte, quando a escola não consegue resolver o problema, precisa-se recorrer à família dos envolvidos para que resolva o impasse de uma vez. Nessa perspectiva, por causa das ações que sofrem, o filho não mantém um diálogo com os pais, oriundo do medo ou de não conseguirem dizer tudo o que acontece na escola, então, consequentemente, os pais ficam ausente da situação, o que corrobora ainda mais com o problema. "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho." Por meio desse trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que determinado problema se configura com um obstáculo na vida das famílias brasileira.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização dos alunos e solução dos problemas citados, urge que o Ministério da Educação contrate, por meio de verbas governamentais, psicólogos e especialistas para estarem conversando com os alunos que praticam e sofrem bullying nas escolas, contando com o apoio dos pais para manter um diálogo constante e explicar quais os problemas o bullying causa na vida de quem sofre. Outrossim, no âmbito da tecnologia, as redes sociais devem fazer campanhas publicitárias explicando o porquê de não praticar o bullying e o que as vítimas devem fazer para conseguir sair dessas situações. Somente assim, será possível quebrar os obstáculos que ajudam a prática do bullying e, ademais, evitar casos apresentados no desenho "X-Men: Evolution".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!