O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No Brasil, problemas relacionados a obesidade são bastantes recorrentes, pois muitos brasileiros não possuem hábitos de alimentação saudável e com isso acabam consumindo grandes quantidades de alimentos gordurosos e com baixo valor nutricional. Além disso, muitas pessoas ainda não apresentam informações no que diz respeito ao consumo de bons alimentos. Nesse sentido, percebe-se que o excessivo consumo de alimentos gordurosos e a falta de conhecimento favorece que mais pessoas se tornem obesas.


Em primeiro lugar, é notório que o consumo de comidas rápidas, práticas e gordurosos é muito frequente na sociedade. Devido ao fato, de que a partir da década de 90, o capitalismo se expandiu de maneira significativa e consequentemente ocasionou em uma sociedade consumidora que passou a utilizar alimentos ultra processados , na qual, posteriormente, se desenvolveria em indivíduos com excesso de peso. Da mesma forma, acontece atualmente, já que é comum visualizar nos meios urbanos o consumo descontrolado de refrigerantes e comidas rápidas. Dessa forma, observa-se que a utilização de alimentos gordurosos contribui para que mais pessoas desenvolva o sobrepeso.


Em segundo lugar, é evidente que diversas pessoas não possuem conhecimentos em relação de como se alimentar adequadamente. Posto que, na Idade Média a prática de uma alimentação de forma era excessiva era considerado um símbolo de riqueza, saúde e poder. Ademais, no mundo atual essa ideia de se alimentar inadequadamente está ligado a falta de informação da sociedade, já que muitos ainda não conhecem os efeitos que podem ser desenvolvidos a partir da ingestão de comidas que não são atribuídas como nutritivas. Dessa maneira, nota-se que não possuir conhecimento em relação as diversas formas de alimentação favorece que mais pessoas se tornem obesas e sem perspectiva de mudança.


Torna-se evidente, portanto, que o consumo excessivo de comidas gordurosas e a falta de conhecimento da população são fatos contribuintes para que mais pessoas de tornem obesas. Nesse contexto, é deve do Ministério da Saúde, alertar a sociedade por meio de palestras em praças , semanalmente, ministradas por médicos que tenham como objetivo alertar a população sobre as consequências de se ingerir alimentos gordurosos e sobre a importância de substitui-los por comidas com alto valor nutricional.Além disso , é importante que o Governo Federal informe a população por meio de panfletagem, sobre maneiras de se alimentar e sobre como escolher de forma saudável uma alimentação de qualidade. Assim, desenvolverá uma sociedade com menos pessoas obesas e que sejam capazes de desenvolver práticas saudáveis.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!