O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A questão das favelas no Brasil, nunca foi dada à devida importância. As periferias, surgiram no final de século XIX, após a Guerra de Canudos, como resultado das desigualdades sociais. Prontamente, com o crescimento dos índices de moradores nas comunidades, onde as casas são construídas, principalmente, em áreas inadequadas para moradia, percebe-se que, os riscos de vida aumentam gradativamente. Cabe, analisar-mos os fatores que contribuem para a visão social e os perigos apresentados dentro delas.


Previamente, é válido ressaltar que, favela significa todo e qualquer domicílio irregular, em áreas de risco, não recomendadas para habitação. Simultaneamente, a aglomeração de casas e barracas improvisadas, faz com que a infraestrutura diminua, tendo por consequência a expansão dos perigos que o território apresenta. Ademais, pode-se dizer que, a realidade dentro das periferias já é outra, são pessoas que não tem condições de ir para um lugar melhor e que estão ali, principalmente, pelo desemprego e concentração de renda.


Outrossim, as favelas tornaram-se um dos cenários prediletos de cinemas e novelas brasileiras da rede Globo, onde mostram de modo inusitado e fictício os ambientes de miséria, violência e grande índice de tráfico de drogas, que são a dura realidade da população que ali reside. Paralelo a isso, o mal posicionamento das periferias perante a sociedade, faz com que o mundo tenha uma visão negativa sobre o local, o que provoca a sua exclusão social.


Conforme alega o sociólogo Karl Marx, " A história das sociedades é a história das lutas das classes". Portanto, cabe ao Governo em parceria com Instituições Privadas, promovam projetos e ações sociais, que visam a urbanização das periferias e que procurem melhorar a infraestrutura do local, para que os riscos de vida diminuam e a população que reside nesses locais, tenham condições de vida melhores e não estejam em perigo constante, fazendo com que a visão do mundo do que é favela mude.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!