O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Viver em sociedade emprega ao indivíduo uma série de obrigações, dessas, o trabalho, sem dúvida, é um dos principais pilares de todas as civilizações. Nesse sentido, dada a importância dessa tarefa, o jovem sente urgência em se inserir no mercado, este que por sua vez, procura contratar gente experiente. Por isso, ao passo que a tecnologia evolui, também cresce a fome de especialização por parte do candidato. Dessa forma, adentrar no mercado de trabalho encontra duas barreiras: a exigência de experiência prévia e a demasiada especialização do jovem.
Em primeiro lugar, mesmo que seja critério do empregador, exigir prática preexistente mata a esperança de novatos ingressar no trabalho. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), um jovem tem probalidade de conseguir o primeiro emprego 64% menor em relação a quem já trabalhou. Esse dado desperta a vontade do estudante por buscar uma infinidade de especializações e, ao contrário do esperado, esses currículos encorpados trazem outro problema.
Tal impecilho é a auto exaltação do ingressante diante das vagas disponíveis. O indivíduo preparado não aceita cargos baixos e o próprio mercado não comporta a totalidade dos altamente qualificados. Diante disso, segundo o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), publicado em 2014, o número de mestres e doutores cresceu 379% e 486%, respectivamente, nos últimos anos. Entretanto, apenas 65% dos mestres e 75% doutores estavam formalmente empregados.
Em razão dos fatos, é nítido que o jovem brasileiro está prejudicado pela atual dinâmica do mercado, e açoes devem ser tomadas para suavizar a situação. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) , deve mover esforços para reconhecer a experiência estudantil universitária em atividade extracurriculares, tais como as empresas juniores, como oficiais, anexando-as na carteira de trabalho. Além, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), precisa fomentar a existência desse tipo de atividade no meio universitário concedendo menor carga horária ao cursando que participe, pois empresas juniores são uma grande oportunidade de aquisição de conhecimento e experiência. Assim, o egresso da universidade sairá com a experiência prevía e uma maior familiaridade ao mercado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!